Lisboa é uma cidade com lugares curiosos e insólitos?

Todas as cidades têm o seu número de lugares curiosos e insólitos, por isso Lisboa não é excepção. Aqui estão apenas alguns exemplos de coisas singulares nesta deslumbrante capital portuguesa:

Jardim das Pichas Murchas

Durante décadas, num pequeno largo numa rua de Alfama (entre os miradouros das Portas do Sol e da Graça, seguindo os trilhos do célebre eléctrico 28) foi habitualmente ponto de encontro dos homens de 3 idade.  Era onde passavam os dias vendo a vida passar ou jogando cartas.  Este local não tinha nome, até que as crianças começaram a se referir a ele como o “jardim das pichas murchas” (o jardim dos paus moles).  O nome obviamente pegou e, inacreditavelmente, foi aceite e oficializado pela Câmara Municipal de Lisboa, com uma placa de rua que usa até esta palavra que se refere mais vulgarmente à anatomia masculina.  A imagem acima mostra isso em todo o seu esplendor.  Agora é raro ver alguém do sexo masculino a jogar cartas ou parados neste largo.

Use apenas as mãos!

tripé para câmera impressão

Se quiser tirar fotos de Lisboa, segure a câmera apenas com as mãos! Isso porque uma lei (ridícula) proíbe o uso de tripés para tirar fotos em espaços públicos da cidade, a menos que você obtenha uma licença.  Se for apanhado a tirar uma foto usando um tripé sem licença, esteja preparado para algumas dores de cabeça e pagar uma multa.

O Cemitério dos Prazeres

Há um bairro em Lisboa chamado Prazeres. Lá foi construído o maior cemitério da cidade, então naturalmente ficou conhecido como “Cemitério dos Prazeres” ou “Cemitério dos Prazeres”.  O seu portão de entrada fica no término do famoso eléctrico 28, e se não se assusta com cemitérios, vale a pena uma visita, pelas vistas deslumbrantes da Ponte 25 de Abril, e pelos seus inúmeros túmulos que são verdadeiras obras de arte.  Um deles é o maior mausoléu privado da Europa datado de 1849, em forma de pirâmide e mais parecido com uma igreja quando visto à distância.

Alfacinhas

Segundo uma explicação trazida na coluna “O Poço da Cidade“, num jornal de 1984, o termo advém do facto de na região da cidade de Lisboa a alface ser uma planta abundante, e dada a origem árabe da palavra, ter sido cultivada em larga escala durante o período muçulmano. Esta abundância de alfaces está também ligada a outra explicação apontada pela mesma coluna, que atribui a origem do termo ao facto de esta ter sido o único alimento disponível aos habitantes durante um prolongado cerco. (fonte Wikipédia)  Portanto os lisboetas acabaram por ficar conhecidos como “alfacinhas”, que se traduz por “pequenas alfaces”, e agora é um termo cativante utilizado para designar quem nasceu na capital portuguesa.

Hospital de bonecas

“Era uma vez uma senhora velhinha que há muitos anos (ainda não havia automóveis) se sentava a fazer bonecas de trapo à porta da sua pequena loja de ervas secas.
A loja ficava junto a um mercado e nesse tempo as crianças andavam sempre com os pais ou com os avós e a ida ao mercado era tão divertida como agora ir ao centro comercial, ou tavez mais!
Havia patos, coelhos, galinhas, pombos peixes de muitas cores, fruta e flores que juntamente com grandes molhos de cenouras, rabanetes e couves criavam uma mistura única de sons e cheiros.
As crianças não tinham medo de se perder.
Toda a gente se conhecia e tinha nome, Lisboa parecia mais pequena.
Assim, de vez em quando, a manhã era passada junto à D. Carlota (era assim que se chamava) a espreitar as bonecas que ela ia fazendo. Depois conversando sempre se ia contando os males das bonecas e ela a pouco e pouco lá as ia consertando.
Acho que foi assim que começou o Hospital de Bonecas!
Os anos passaram o mercado acabou mas as crianças de então já mães e avós foram contando aos seus filhos que havia uma pequena loja onde o tempo passava um pouco mais devagar e onde sem pressas se podia brincar ao “faz de conta”. Ainda hoje é isso que fazemos”.

O nosso objectivo é compilar a história, a magia, a gastronomia e as emoções por detrás de cada passeio.
Depois de fazer um city tour em Lisboa, é hora de conhecer outras propostas de turismo privado em Portugal em espaços menos confinados e próximos da natureza.

Prestamos um serviço de concierge 24/24, passando por reservas e passeios privados, ou para todo e qualquer apoio necessário.                                              Teresa & Fernando oferecem soluções exclusivas e interconectadas, mantendo sempre o mesmo elemento em contacto, desde o início até ao final do vosso passeio em Portugal.

Permitimos que você desenhe o seu roteiro, muito embora possamos sugerir pequenas alterações para otimizar o seu tempo e eficiência.

Sempre em busca de inovações, fornecemos os melhores conselhos para aprimorar os seus projetos de turismo em Portugal e atingir os seus objetivos. Permanecemos sempre à sua escuta, damos grande importância aos detalhes e invariavelmente buscamos a excelência.

Seja qual for o seu desejo, todos nós o alcançaremos juntos, apresentando sempre o melhor de cada um.

Estamos ansiosos para vos receber desde que seja possível!

O compromisso PrestigeTours Clean and Safe

Com amizade,

Teresa & Fernando

Esteja seguro, fique protegido, viaje com sabedoria. Até lá fique em segurança!

From Portugal, my love…

Não vendemos serviços! 

Criamos e partilhamos momentos únicos…

…de férias felizes.

Para mais fotos, vídeos e outras dicas basta seguir-nos nas redes sociais em:

https://www.facebook.com/prestigetour.pt/

https://www.instagram.com/guia_prestigetourspt/

Novo planejamento:

A sua viagem com a PrestigeTours.pt não termina no final das suas férias…

Vamos personalizar a sua próxima estadia em outro paraíso incrível: a Suíça!

Publicado por Teresa&Fernando@PrestigeTours

As nossas valências ao serviço da Excelência & Glamour em cada prestação personalizada.

Um comentário em “Lisboa é uma cidade com lugares curiosos e insólitos?

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora